O que é Acupuntura?


A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na estimulação, por meio de agulhas e de outras técnicas, em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde.
O corpo é estimulado por esses meios a liberar substâncias que promovem o equilíbrio, tratando e prevenindo desordens do organismo.


Benefícios da Acupuntura


A acupuntura é utilizada em tratamentos relacionados às seguintes doenças físicas e emocionais:
  • Distúrbios digestivos: úlcera, gastrite e hiperacidez, constipação e diarreia;
  • Distúrbios respiratórios: sinusite, rinite, dor de garganta, bronquite, asma e infecções pulmonares recorrentes;
  • Distúrbios neurológicos e musculares: dores de cabeça, enxaquecas, tendinites, dores ciáticas, osteoartrite, dores na coluna, artrite reumatoide e fibromialgia;
  • Distúrbios emocionais: ansiedade, depressão, insônia etc.

Alguns cuidados devem ser seguidos:


  • Não estar em jejum;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas antes da sessão;
  • Estar com a pele limpa;
  • Usar roupas confortáveis e folgadas;
  • Não interromper o uso da medicação habitual.

Perguntas Frequentes


São linhas, anatomicamente não identificáveis, porém, funcionalmente presentes, distribuídas pelo corpo, por onde flui a chamada “energia vital – Qi”. Conectam os órgãos internos com o exterior. O ponto da Acupuntura nada mais é que o local aonde se acessa o Meridiano.
Não. Como qualquer outra terapia, tem suas limitações, podendo melhorar ou até curar diversas doenças. Por outro lado, ela pode ser complementar a outras especialidades médicas, porém, é importante ressaltar que a Acupuntura não recupera estruturas anatômicas lesadas.
Não, a Acupuntura não provoca nenhum efeito colateral, nem interage com qualquer medicação que o paciente estiver utilizando.
  • Não estar em jejum;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas antes da sessão;
  • Estar com a pele limpa;
  • Usar roupas confortáveis e folgadas;
  • Não interromper o uso da medicação habitual.

Outras técnicas utilizadas

Auriculoterapia: é a utilização de pontos nas orelhas para tratamento de diversos sinais e sintomas comuns em diferentes patologias e atua no âmbito físico, mental e emocional do paciente. Trata-se de um microssistema da acupuntura e esses pontos podem ser estimulados por agulhas, sementes, cristais, laser, moxa, infravermelho etc.

Stiperterapia: É uma pequena pastilha flexível impregnada com cristais de Silício (quartzo) para uso sobre a pele em pontos específicos. O Stiper é muito recomendado em pessoas idosas ou bebês/crianças que têm a pele mais sensível ou para pacientes que não desejam ou não podem se submeter à Acupuntura.

Laserterapia: A técnica consiste em estimular os pontos acupunturais por meio de laser de baixa intensidade e baixo efeito térmico em vez da agulha. Os estímulos pelo laser são iguais aos da agulha, mas sem a penetração da mesma.

Haihua: Os pontos de acupuntura e os meridianos são estimulados por meio dos eletrodos. O tecido celular recebe as cargas dos eletrodos e altera-se, equilibrando a proporção entre íons de sódio e de potássio. Com isso, obtém-se o fortalecimento da célula, aumentando, assim, a sensibilidade da pele. Não recomendado para que faz uso de marca-passo.

Infravermelho: Os raios infravermelhos são emitidos em baixa frequência produzindo calor. A luz estimula o fluxo sanguíneo. Por isso, ajuda no tratamento de doenças.

Moxabustão: Técnica que consiste em aquecer a região ou pontos de acupuntura com a finalidade de promover a melhora da circulação energética e sanguínea.

wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.