Sobre a AssempBH BH

A ASSEMPBH é uma entidade sem fins lucrativos.

A Associação atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados, a maioria deles extensivos a seus familiares, visando sobretudo contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

  • Convênios de Saúde e Seguros
  • Apoio Jurídico
  • Núcleo de Convivência
  • Espaço Viver Bem
  • Biblioteca
  • Centro de Capacitação

História

A Associação dos Servidores Municipais da Prefeitura de Belo Horizonte – AssempBH é uma entidade civil de classe, de beneficência, previdência e assistência social, sem fins lucrativos, fundada em 1º de março de 1958, tendo entre os seus fundadores, expressivas lideranças municipais, que, na época, lutavam pela isonomia salarial entre servidores da ativa e aposentados.

Há 66 anos de atividades no âmbito de Belo Horizonte, a AssempBH registra em sua história uma atuação destacada nas áreas política, sindical, social e assistencial, sendo hoje um exemplo vivo de como uma administração moderna, ágil e sobretudo séria, pode dar a uma agremiação de trabalhadores conotações empresariais, revertendo em benefícios aos associados os frutos dessa administração.

A AssempBH se transformou em uma verdadeira escola de cidadania para os seus mais de 15 mil associados, que se beneficiam de serviços como planos de saúde, assistência social e psicológica, assistência jurídica, além do Núcleo de Convivência Social e Cultural e do Espaço Viver Bem, que proporcionam não apenas aos associados, mas também aos seus pais e/ou cônjuges, as mais variadas atividades: dança de salão, yoga integral, Terapia em Grupo, Acupuntura, Artes plásticas, oficina de memória, assistência psicológica, podologia e Outros Serviços.

Política

Desde a sua criação, em 1958, a trajetória da AssempBH se pautou por uma firme atuação na área política, em defesa dos servidores municipais. Naquela época, uma das principais bandeiras do funcionalismo municipal era a luta pela isonomia salarial entre os servidores da ativa e os aposentados.

Como até a promulgação da Constituição Federal de 1988 não era permitida a filiação de servidores públicos a sindicatos, pode-se dizer que a atuação da AssempBH supria, de certa forma, essa carência.

E mesmo depois da criação do Sindicato dos Servidores Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), a AssempBH manteve vigorosa a sua tradição de atuar na área política, tanto sindical como partidária — embora não seja filiada a nenhum partido político.

Nos últimos anos, a AssempBH se viu na contingência de incrementar, juntamente com as demais entidades representativas dos servidores municipais de Belo Horizonte, suas ações no campo da defesa das conquistas e dos direitos dos servidores.

Pela sua atuação em defesa dos servidores municipais, a Câmara Municipal concedeu à AssempBH, em dezembro de 1997, o “Diploma de Honra ao Mérito”.

Outro destaque histórico da AssempBH se deu quando a entidade assumiu a luta das pensionistas, que reivindicavam a integralidade da pensão, iniciando uma batalha no sentido de sensibilizar os vereadores para aprovarem o Projeto de Lei nº 32/97, de autoria do então vereador Totó Teixeira. O projeto propunha que a pensão paga pela Beprem fosse equivalente à remuneração recebida pelo servidor quando de seu falecimento.

Mas a AssempBH não para de escrever sua história. Novas realizações são pensadas a cada dia e a todo o momento seus associados são surpreendidos com as conquistas da Associação.

Missão, Visão e Valores

  • Missão
    Com o espírito de fraternidade, promover a união das pessoas servidoras do município por meio de benefícios nas áreas social, cultural, econômica e de saúde, além de representá-las na defesa de seus direitos e interesses em acordo com os termos do estatuto da Associação.

  • Visão
    Ser reconhecida como referência na organização de classe com a melhor oferta de benefícios, estabilidade institucional, financeira e organizacional.

  • Valores
    • Valorização humana e respeito à diversidade.
    • Honestidade em todas as ações.
    • Responsabilidade com o patrimônio.
    • Qualidade nos serviços, sem medir esforços.

Nossos Objetivos

  • Estudar, discutir e sugerir às autoridades competentes medidas ou providências de interesse geral da classe;

  • Construir patrimônio com finalidade social, cultural, desportiva e recreativa;

  • Promover reuniões sociais, conferências, recitais e comemorações cívicas;

  • Realizar convênios com entidades ou com profissionais para assistência médica e odontológica, bem como outras atividades que agreguem algum benefício ao sócio.
  • Realizar o congraçamento da classe dos servidores municipais, mantendo o espírito de fraternidade, harmonia e solidariedade;

  • Defender os seus associados, assistindo-os junto a quem de direito, prestando-lhes assistência jurídica, social e financeira dentro das disponibilidades da Associação;

  • Representar-se nos casos de doença ou morte do associado, desde que não haja outra pessoa hábil para tal fim;
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.