“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” (Carl Jung)

A psicologia clínica é um espaço criado para atender o outro em sua singularidade e ouvi-lo com o objetivo de construir caminhos capazes de proporcionar alívio emocional, autoconhecimento e ajustamento criativo. O psicólogo é o profissional mediador que propicia o encontro do sujeito consigo mesmo a partir da fala.

Sobre a Psicologia Clínica


  • Destina-se a investigar e intervir no âmbito da saúde mental;
  • A função do psicólogo clínico não se limita à intervenção junto ao paciente adoecido, mas relaciona-se também à prevenção, redução das situações de risco e a melhoria da qualidade de vida;
  • É oportuno esclarecer que toda a amplitude da clínica psicológica está direcionada a atender às diversas demandas de natureza psíquica, visando a reestruturação de seu bem-estar biopsicossocial e promoção da saúde;
  • Acredita-se que trabalhando um ponto, outros podem ser melhorados em decorrência;
  • O processo é dinâmico e requer do paciente engajamento e comprometimento em relação à frequência e pontualidade;
  • Estabelecido um foco, ele passa a ser o eixo sobre o qual gira o processo da terapia, o que não invalida o trabalho sobre outras temáticas;
  • O sucesso do trabalho depende, dentre outros, de um bom laço entre terapeuta e associado, privilegiando-se o sigilo e o respeito mútuo.

Outros Serviços Oferecidos

I – Orientação profissional: Tem como foco a escuta e o diálogo, sendo que o terapeuta ajuda o indivíduo a escutar-se. Desta forma, tende a promover a reflexão de questões referentes a dúvidas e dificuldades que envolvam a escolha profissional, apresentar suas expectativas, seus gostos, habilidades, aptidões, valores, sonhos, projetos de futuro, para aí tomarem, por si só, a melhor decisão possível para aquele momento da vida.

II – Terapia Familiar e de Casal: A terapia de casal busca melhorar (ou até resgatar) a comunicação e a compreensão entre os parceiros, já desgastadas com o tempo, mudando o padrão de relacionamento atual. É importante ressaltar que, algumas vezes, o problema não está restrito ao casal, envolvendo conflitos com os filhos ou outros familiares dentro de casa.

Não são atendidos os casos abaixo


  • Elaboração de psicodiagnóstico solicitado por médicos ou neurologistas;
  • Laudo pericial solicitado por juízes e advogados.
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.