• 17 DE FEVEREIRO DE 2020

Cuidado com o excesso de notícias ruins

Cuidado com o excesso de notícias ruins

Conhece alguma pessoa que diz que não gosta de assistir ao jornal porque só tem notícia ruim? Crime, corrupção, enchente... Pois uma pesquisa realizada nos Estados Unidos apontou que, de fato, acompanhar muitas notícias negativas pode afetar a saúde mental das pessoas.

O estudo foi conduzido na Universidade da Califórnia com mais de 4.000 voluntários e focou em grandes traumas coletivos, como atentados terroristas ou desastres naturais, em que a cobertura da mídia é quase em tempo integral.

Segundo os pesquisadores, cria-se um círculo vicioso: a angústia pela ocorrência de algo ruim aumenta o consumo de notícias sobre aquele fato, o que gera mais angústia a curto e longo prazo.

E há remédio?

A sugestão, claro, não é se alienar de tudo o que está acontecendo, mas buscar um equilíbrio: evitar horas de exposição a notícias “pesadas” e ler mais informações e histórias positivas. O site www.sonoticiaboa.com.br, por exemplo, tem como foco apenas reportagens que ajudam a dar aquela injeção de ânimo no nosso dia a dia.


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.