• 04 DE MAIO DE 2021

Wilson Simonal: O tempo perdoou?

Wilson Simonal: O tempo perdoou?

Quem acompanhou o surgimento arrebatador de Wilson Simonal nos anos 1960 certamente não faria um prognóstico correto do rumo que sua carreira viria a tomar.

O melhor retrato deste sucesso certamente foi a apresentação no Maracanãzinho, em 1969, em que Simonal nem era a atração principal. Foram 30 mil vozes em completa sincronia com o artista. Quando Sérgio Mendes entrou, o público, ainda em êxtase, parecia não querer a presença do cantor principal da noite. Foi preciso que Simonal voltasse ao palco e cantasse uma música com Sérgio, para enfim, acalmar o público.

Se Simonal era tão popular, por que pouco se ouviu falar sobre sua carreira durante tantos anos? A resposta é que ele, talvez, tenha sido o primeiro artista “cancelado”, muito antes do Instagram ou YouTube. Numa história controversa e com várias versões, a mais aceita é que Simonal acusou seu contador de roubo e o entregou a agentes do Departamento de Ordem Política e Social, que arrancaram uma confissão sob sessões de tortura e ameaças à família. Porém, Simonal não contava que a esposa do contador fosse à polícia prestar queixa do sequestro do marido. Estava feito o espetáculo midiático. Simonal foi acusado de sequestro e chegou a ficar preso por alguns dias.

A partir daí, a carreira ruiu, com o boicote de artistas, rádios, TVs, gravadoras etc. Nem Sá Marina, Mamãe Passou Açúcar em Mim, Meu Limão, Meu Limoeiro, e diversas outras canções do repertório de Simonal foram capazes de afastar a fama de “colaborador do DOPS” e de impedi-lo de se afundar no álcool, culminando em sua morte por cirrose em 2000.

Reneé Filipe
Analista de Comunicação da Assemp

Ficou interessado?

O estímulo à cultura é uma das premissas da Assemp. Na Biblioteca da Associação é possível encontrar diversas biografias, além de CDs e DVDs de documentários e shows. Mais informações: 3237-5014.


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.