• 13 DE SETEMBRO DE 2022

Vamos conversar sobre o Alzheimer

Vamos conversar sobre o Alzheimer

21 de setembro é Dia Mundial da Doença de Alzheimer e Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer. Essa data é importante para divulgar informações sobre a doença e para o combate ao preconceito acerca dela.

A doença, que foi relatada pela primeira vez em 1906 pelo psiquiatra Aloysius Alzheimer, é uma enfermidade neurodegenerativa que provoca a perda de funções cognitivas, causada pela morte de células cerebrais. Alguns sinais de alerta:

  • Problema de memória que afeta a vida cotidiana;
  • Dificuldade para realizar tarefas do dia a dia;
  • Problemas de comunicação;
  • Desorientação;
  • Dificuldade de raciocínio;
  • Alteração de comportamento e humor;
  • Perda de iniciativa.

  • Até o momento não existe cura para o Alzheimer, mas o diagnóstico precoce possibilita tornar mais lento o avanço da doença, gerando um maior controle dos sintomas e uma melhor qualidade de vida dos pacientes. Em sua fase mais grave, o Alzheimer pode acarretar perda severa da memória, impossibilidade de registro e recuperação de informações, dificuldade de alimentar-se, em alguns casos aliada a dificuldade na deglutição, falta de entendimento sobre os eventos que acontecem ao seu redor, possível manifestação de incontinência urinária e fecal, assim como possibilidade de prejuízo motor.

    Além de todos os sintomas, o preconceito acerca da doença traz mais dificuldades e limitações ao paciente, como prejuízo na vida social e interação com a família e amigos. Por isso é importante que o vínculo social do paciente compreenda os sintomas, tendo em mente que muitos podem ser tratados e, até mesmo, evitados.

    Em se tratando de prevenção ao Alzheimer, os estudiosos recomendam a adoção de um estilo de vida saudável o mais cedo possível. Praticar atividade física, manter a alimentação balanceada, controlar o diabetes e a pressão arterial e manter o cérebro ativo são algumas práticas que podem auxiliar.

    Luciana Brunelli
    Assistente social da Assemp


    Comentários


    Adicionar comentário

    Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
    wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.