Quem é mais sensível às variações climáticas provavelmente já percebeu: o inverno de 2025 está mais frio do que nos últimos anos. Após duas estações seguidas com temperaturas acima da média histórica, Belo Horizonte vive, neste ano, um inverno mais próximo do padrão, o que pode causar a sensação de que os termômetros despencaram. E, de fato, essa percepção não está errada.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas mínimas médias de julho na capital mineira costumam variar entre 10 °C e 15 °C, com máximas em torno de 24 °C. Em 2023 e 2024, no entanto, ondas de calor elevaram essas médias, com dias que ultrapassaram os 30 °C em pleno inverno. Já em 2025, os termômetros voltaram ao patamar dentro da normalidade climatológica, com diversos dias abaixo dos 9 °C e sensação térmica negativa de até -14 °C.
A explicação para essa “volta ao normal” está na influência dos fenômenos naturais El Niño e La Niña. De acordo com a meteorologista Anete Fernandes, do Inmet, ambos atuaram nos últimos dois anos, elevando as temperaturas na região Centro-Sul do Brasil e atingindo Minas Gerais. “Em 2025, esses fenômenos estão em fase neutra, o que permite a passagem mais frequente e eficaz de frentes frias. Isso favorece o resfriamento do ar e, consequentemente, a queda nas temperaturas, ainda que elas estejam dentro do padrão histórico”, explicou.