A Prefeitura de Belo Horizonte deu início ao processo de Prova de Vida referente ao ano de 2026, convocando mais de 22 mil aposentados e pensionistas que recebem seus proventos pelo município. O procedimento deve ser realizado até o último dia do mês de aniversário do beneficiário.
A Prova de Vida é obrigatória e fundamental para garantir a continuidade do pagamento dos vencimentos e prevenir fraudes no sistema previdenciário municipal. Caso o beneficiário não cumpra o prazo estabelecido, o pagamento do benefício será suspenso preventivamente até que a situação seja regularizada.
Quando?
O procedimento pode ser realizado de forma on-line ou presencialmente, sempre até o último dia do mês de aniversário do beneficiário.
Onde e como?
On-line: nesta modalidade é necessário ter cadastro de biometria no TRE ou no Detran. O próximo passo é baixar e acessar o aplicativo gov.br no celular. Dentro da conta, clique em “Prova de Vida” e siga com as etapas até o reconhecimento facial.
Agências do Banco Bradesco: se correntista do banco, utilize a leitura biométrica em um equipamento de autoatendimento. Já os beneficiários com portabilidade devem realizar o procedimento no atendimento gerencial, mediante apresentação de documento oficial com foto e CPF.