Praticar atividades físicas regularmente e dormir bem são rotinas fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Mas, tão importante quanto estes hábitos é manter uma alimentação saudável. Por isso, saber montar um bom prato pode proporcionar muitos benefícios à saúde.
Para começar, é importante escolher os alimentos ideais, seja para o almoço ou jantar. O ideal é montar uma refeição saborosa, mas que também seja colorida e variada, contendo tudo o que o nosso corpo precisa: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras.
O processo envolve uma boa combinação de alimentos e a forma como são preparados. Verduras e legumes, por exemplo, devem ocupar metade do prato. Carboidratos, como arroz, batata, mandioca e massas devem compor um quarto do espaço. O último quarto deve ser composto por proteínas de origem vegetal ou animal – vale escolher proteínas animais magras, como frango, carne vermelha ou peixe. Ovos também fazem parte desse grupo. Já as proteínas vegetais são encontradas nas leguminosas (feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha e soja), que também são fontes de fibras.
Para mais dicas de saúde e bem-estar, acesse: www.viverbem.unimedbh.com.br