• 05 DE MARÇO DE 2024

Novo golpe no cartão por aproximação

Novo golpe no cartão por aproximação

O pagamento por aproximação, método inovador implementado pelo mercado financeiro, visa agilizar as transações diárias por cartão, seja de crédito ou débito. Nesta modalidade, o pagamento é efetuado aproximando o cartão ou celular à máquina, sem a necessidade de inserir a senha.

Com o avanço desta tecnologia, também surgiram aprimoramentos nos golpes praticados, especialmente em locais movimentados como ônibus, metrô e shows. Os criminosos se aproximam da vítima com uma máquina de cartão, cobrando um valor sem que ela perceba o furto.

Mesmo os cartões com chip e senha não estão isentos dos riscos. Em uma variação desse golpe, ao tentar efetuar o pagamento por aproximação, simula-se o bloqueio da transação, obrigando o cliente a inserir o cartão na máquina e digitar a senha. Nesse momento, os dados do usuário são copiados, possibilitando a clonagem do cartão. Com um vírus instalado no computador da máquina de cartão, os criminosos realizam transações fraudulentas de forma remota.

Como se prevenir?

Se a máquina de cartão apresentar algum erro, considere outras opções de pagamento, como PIX ou dinheiro. Para transações com senha, verifique o extrato da conta e a fatura do cartão para identificar possíveis fraudes. Se necessário, contate o banco e a administradora do cartão para contestação e bloqueio imediato, e registre um boletim de ocorrência em uma delegacia.

Outras formas de se proteger:
  • Guarde o cartão em um local seguro;
  • Desative o pagamento por aproximação quando estiver em locais muito cheios;
  • Confira sempre o valor da compra;
  • Não é necessário encostar o cartão na máquina para que a transação seja efetuada;
  • Ative as notificações do app do seu banco.

Caiu em algum desses golpes? Entre em contato com o Jurídico através do telefone (31) 3237-5040 ou pelo WhatsApp (31) 98477-5683 e agende o atendimento.


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.