• 05 DE AGOSTO DE 2022

Jurídico obtém vitória contra banco em golpe do motoboy

Jurídico obtém vitória contra banco em golpe do motoboy

O Jurídico da Assemp reiteradamente vem alertando os associados sobre o aumento do número e tipos de golpes financeiros que estão ocorrendo. Recentemente, o setor obteve êxito em uma ação contra instituição bancária na qual a correntista/associada sofreu diversos prejuízos financeiros após cair no “golpe do motoboy”.

Nesta modalidade de golpe, os falsários entram em contato com a vítima se passando por um funcionário do banco e a informa que o cartão está sendo usado para compras suspeitas e, por isso, precisa ser cancelado. O golpista orienta a pessoa a entrar em contato com a central telefônica do banco, mas a ligação é interceptada/desviada para uma falsa central, onde a vítima repassa todas as informações necessárias para efetuar o golpe, além de ser avisada que um funcionário do banco irá recolher o cartão. Com os dados pessoais, senha e chip do cartão, o golpista consegue realizar compras, saques e até mesmo empréstimos.

O juiz da 2ª Unidade Jurisdicional Cível de Belo Horizonte declarou como inexistentes todas as transações efetuadas pelos golpistas, determinando ao banco a restituição de todos os valores que foram sacados da conta da associada e utilizados para compras, com a devida incidência de juros e correção. Ainda cabe recurso.

Reforçamos algumas orientações para evitar ser vítima em golpes como esses:

  • Atendentes de bancos nunca solicitam senhas ou códigos de segurança em ligações;
  • As instituições bancárias não recolhem cartões;
  • Nunca entregue seu cartão, senha ou outras informações sigilosas a desconhecidos;
  • Caso você precise se desfazer de um cartão, certifique-se de destruí-lo cortando o chip ao meio.

Foi vítima?

Caso você se encontre em alguma situação parecida entre em contato como nosso Jurídico através dos telefones (31) 3237-5040 ou pelo WhatsApp (31) 98477-5683 e agende seu atendimento.


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.