No próximo dia 10 de fevereiro, os servidores municipais de Belo Horizonte terão um compromisso decisivo com o próprio futuro: a eleição dos membros dos servidores para os Conselhos de Administração e Fiscal do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
Assim como nos últimos mandatos, os sindicatos e associações se uniram em chapa única para otimizar a representatividade do funcionalismo nos órgãos. Ambos os Conselhos são formados de maneira paritária, sendo metade das vagas ocupada pelos servidores eleitos, e a outra metade por membros escolhidos pelo poder público.
A participação na escolha dos conselheiros é fundamental para a continuidade de uma gestão previdenciária sólida, responsável e comprometida. São eles que vão tratar de temas essenciais para a saúde financeira do regime, zelando para que os recursos sejam aplicados com segurança, a fim de garantir o pagamento das aposentadorias atuais e futuras.
Segundo André de Freitas Martins, representante da AssempBH no Conselho de Administração, esse trabalho tem sido decisivo para a preservação do patrimônio previdenciário. Para ele, participar da eleição é um direito e também um dever de cada servidor em relação à própria aposentadoria. “Cada voto contribui para manter o RPPS no caminho da solidez, da transparência e da boa governança”, destacou.
Todos os servidores públicos municipais ativos, inativos e pensionistas de Belo Horizonte.
Regido pela Lei nº 10.362/11, o RPPS conta com dois Conselhos, compostos por representantes do poder público e dos servidores, que são eleitos a cada dois anos.
10 de fevereiro - das 9h às 17h. Importante: para votar, é necessário apresentar um documento de identificação com foto.