• 19 DE DEZEMBRO DE 2022

Doação que salva

Doação que salva

Quem enfrenta uma doença ou toma remédios de forma contínua sabe como é caro manter a medicação em dia. Pensando em ajudar pessoas que não têm condições de pagar pelos seus medicamentos, a assistente social Mara Santos criou o Projeto Social Farmácia em Movimento, em Ribeirão das Neves (MG). O objetivo é divulgar, recolher, doar e trocar remédios em condições de uso que estão parados em casa, além de descartar da forma correta o que não pode mais ser usado.

Tudo começou em 2014, com uma ação na justiça para conseguir medicamentos para uma criança com câncer. A decisão demorou a sair e a criança, infelizmente, faleceu. Os medicamentos, contudo, acabaram chegando a outro paciente, em São Paulo. A partir daí a iniciativa foi crescendo e ganhando fama. Atualmente Mara gerencia dois grupos de WhatsApp para conectar quem precisa de doação com quem tem remédios sem uso. “As pessoas postam nos grupos fotos dos medicamentos disponíveis e quem precisa entra em contato, encaminha a receita médica e combina a entrega”, explica.

O projeto tem sede no bairro Maria Helena, em Ribeirão das Neves, e um ponto de apoio na própria casa da Mara, para coleta e entrega dos fármacos. Além disso, diversos voluntários, incluindo farmacêuticos, também contribuem com a destinação das doações. “Desde 2014, já doamos mais de 100 mil caixas e, mensalmente, ajudamos cerca de 500 pessoas”, conclui.

Quer contribuir?

Quem tiver interesse em participar do projeto pode buscar pelo perfil @projetosocialfarmaciaemmovimen no Instagram ou entrar em contato pelo telefone (31) 99251-4145.


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.