No dia 29 de agosto é comemorado no Brasil o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que tem como objetivo conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.
O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência da nicotina, presente nos produtos à base de tabaco. É considerado o maior fator de risco de adoecimento e mortes no mundo, portanto é um problema de saúde pública.
O tabagismo pode desencadear uma série de outras enfermidades, tais como: infarto, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, hipertensão, diabete, dentre outras. Estima-se que 90% dos casos de câncer de pulmão são causados pelo uso de cigarros.
O tratamento para o tabagismo vai muito além de balas, gomas de mascar e adesivos. É necessário envolver toda uma equipe multiprofissional para o apoio ao fumante que deseja superar essa doença. Por se tratar de uma política pública, todo o tratamento é feito pelo Sistema Único de Saúde - SUS, que garante medicamentos e acompanhamento profissional. No município de Belo Horizonte esse tratamento é executado através dos Centros de Saúde, onde acontecem ações tais como: grupos de apoio, palestras, consultas, terapias etc.
Se a sua opção for uma tentativa de parar de fumar sozinho, marque uma data próxima para isso. Faça desse dia um dia especial com alguma atividade prazerosa para você. Se a opção for uma parada gradual, que também precisa de uma “data fim”, vá diminuindo o número de cigarros a cada dia até parar definitivamente.
É fácil? Não é, mas se esse é seu objetivo você vai conseguir. Sua saúde agradece.
Cida Alves
Coordenadora do Serviço Social da Assemp