O filme de animação WALL-E, lançado em 2008, fala de um futuro distópico em que a Terra ficou tão entulhada de lixo que os seres humanos tiveram que abandonar o planeta. A obra é de ficção, mas isso não quer dizer que a realidade não possa, infelizmente, alcançá-la.
Segundo dados da International Solid Waste Association (ISWA), somente 4% dos materiais recicláveis são processados no Brasil. Para Sandra Tommie Canno, técnica de nível superior da SLU que atua como mobilizadora social, é possível perceber um interesse da população em se engajar na causa da coleta seletiva, mas a questão ainda enfrenta alguns desafios: "Temos a 'briga' pelo orçamento, já que disputamos o financiamento com outros serviços essenciais, como saúde e educação. E há a questão da separação. Se a pessoa coloca na porta de casa uma sacola com latas, mas nesta sacola também há resíduos orgânicos, o material não pode ser destinado à cooperativa", explica.
Confira quais materiais podem ser separados para a coleta seletiva e qual o seu tempo de decomposição na natureza:
Quando separado para a coleta, o papel pode ser reutilizado diversas vezes por meio da reciclagem. Quando não separado, demora 3 meses para ser decomposto pela natureza.
Seu tempo de decomposição pela natureza pode chegar a até 500 anos. Sua reutilização gera ampla economia de energia e de minério.
São cerca de 450 anos para se decompor totalmente na natureza. Como é produzido a partir de derivados do petróleo, sua reutilização economiza muitos litros do recurso não renovável.
É uma novidade na coleta seletiva de BH. Antes, era necessário um grande deslocamento até outros centros para que o material fosse reutilizado. Agora, a capital ganhou mercado do produto e passou a aceitar na coleta seletiva. São 400 anos até que o isopor se decomponha na natureza.
É o material reciclável que mais demora para se decompor: são 4 mil anos até desaparecer. Porém, sua reutilização é de 100%. Lembrando sempre que é necessário embalar o vidro em material resistente para a coleta seletiva, para evitar acidentes.
A Assemp faz a coleta seletiva em todos os seus andares, com coletores específicos nos espaços destinados aos associados e também nas áreas restritas a colaboradores. Além disso, o Núcleo de Convivência oferece o curso de Eco Artes, voltado à confecção de peças de arte e utensílios a partir de materiais recicláveis. Para mais informações, entre em contato pelos telefones 3237-5009 / 5010 .