As origens da medicina tradicional chinesa remontam há mais de 5.000 anos. São diferentes técnicas que buscam o direcionamento de energias para que o próprio corpo se cure. Em podcast recém-lançado – disponível no site da Assemp e nos principais agregadores –, profissionais da Assemp falaram da acupuntura e de outros conhecimentos da MTC. Confira alguns destaques:
Segundo as teorias da medicina tradicional chinesa, o nosso corpo possui vários canais de energia, chamados de meridianos. Eles contêm o ki, que é a nossa energia, levada para os músculos, órgãos, vísceras, membros e cérebro. Os pontos de acupuntura, por exemplo, estão localizados bem nos meridianos. Quando é introduzida uma agulha, ela promove um reequilíbrio do fluxo energético, liberando as estagnações e melhorando os sinais e sintomas do paciente.
HUGO MACHADO
Podemos citar como forma de medicina menos conhecida a auriculoterapia, que pode ser um tratamento único ou complementar, variando de acordo com o quadro do paciente. A região da orelha remete fielmente à atividade funcional do corpo e o estímulo pode ocorrer de variadas formas. Além da agulha – que nem sempre é bem aceita pelos pacientes –, temos as massagens, esferas feitas por vários materiais e também as sementes de mostarda.
REGIANE MENDES
A medicina chinesa vai muito além da acupuntura. Podemos destacar, por exemplo, a dietética chinesa, fitoterapia, massagens, auriculoterapia, ventosaterapia, entre várias outras. Cada uma tem sua especificidade e objetivos, mas de maneira ampla podemos dizer que buscam harmonizar ou reequilibrar o paciente.
TIAGO URSINE
No Ocidente, a técnica mais conhecida é mesmo a acupuntura, que visa o ponto e o tratamento que se busca pela inserção da agulha. Porém, sabemos que toda a ciência chinesa começa pela relação entre as partes interna e externa. É o yin-yang. Uma relação entre o micro e o macro. Recomendo o livro Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo, que funciona como uma bíblia para o acupunturista.
RAQUEL NICOLSKY
Seguindo as normas da PBH, a Assemp está realizando atendimentos individuais de forma presencial*. Se deseja agendar algum atendimento com o Espaço Viver Bem, entre em contato pelo WhatsApp 3237-5011.
*os atendimentos estão sujeitos à suspensão, caso determinado pela PBH.