De janeiro a junho deste ano, os usuários do plano de saúde Unimed-BH conveniados via AssempBH agendaram 8.332 consultas. Desse total, 1.303 (15,64%) não foram realizadas: 429 consultas foram desmarcadas em um prazo inferior a seis horas, o que dificulta o encaixe de outro paciente, enquanto 874 usuários simplesmente não compareceram, sem dar qualquer satisfação.
Ao agirem dessa forma, os usuários prejudicam outros pacientes, que terão que aguardar mais dias para conseguirem agendar uma consulta com um especialista. Além disso, o absenteísmo – que é exatamente a ausência ou a desmarcação em cima da hora – tem grande impacto no índice de sinistralidade de uma operadora, que por sua vez reflete-se diretamente no reajuste dos contratos. Ou seja, todos saem perdendo!
Por isso, se não for comparecer à consulta, desmarque! É um ato de gentileza para que outras pessoas possam cuidar de sua saúde e faz bem, também, para o seu próprio bolso!
O mau hábito de não comparecer ou cancelar um agendamento em cima da hora também afeta diretamente a rotina da AssempBH. Como a demanda é alta, a maioria dos serviços da Associação tem fila de espera. Ao deixar de avisar que se ausentará, o associado tira a oportunidade de outro e acaba gerando um custo desnecessário para a entidade. Seja cortês! Se for faltar, comunique!