• 04 DE MAIO DE 2021

Segurança laboral e a Covid-19

Segurança laboral e a Covid-19

Em 2021, a Assemp aderiu ao Abril Verde, mês de conscientização e prevenção de acidentes e doenças do trabalho. No atual contexto de pandemia, a campanha também serviu para enfatizar as medidas sanitárias adotadas contra a Covid-19, que passaram a fazer parte das normas de Segurança do Trabalho. “A área de Saúde e Segurança do Trabalho, muitas vezes negligenciada pelas empresas, ganhou muito destaque com o advento da pandemia”, relata Bernardo Junqueira, engenheiro civil especializado no assunto e sócio da empresa Ocupacional Medicina e Segurança do Trabalho, que presta serviços à Assemp.

Bernardo conta que essa nova realidade tem levado à busca por novos conhecimentos e por mudanças culturais nas organizações. “Estamos tendo aulas e aprendendo conceitos importantíssimos sobre infectologia e biossegurança. É essencial que as empresas entendam esses conceitos para retornarem às atividades presenciais de maneira segura para os funcionários e para as comunidades em que estão inseridas”, explica.

E se engana quem acha que as normas de prevenção ao coronavírus devem sumir com o arrefecimento da pandemia. Segundo Bernardo, há uma tendência de que o período atual sirva para uma mudança permanente de cultura na sociedade, sendo mantidas as medidas sanitárias e até mesmo o uso de EPIs. “O uso de máscara, por exemplo, não será uma coisa incomum daqui para frente”, enfatiza o engenheiro.


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.