• 04 DE MAIO DE 2021

Fique atento ao Leão

Fique atento ao Leão

A Receita Federal adiou a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (IRPF) para o dia 31 de maio. O novo prazo dá um respiro para aqueles que costumam deixar o preenchimento para a última hora e também uma oportunidade para repassar por documentos, extratos, informes e checar se nada ficou de fora.

Segundo o consultor de finanças Wilcler Diniz, a omissão de rendimentos na declaração, por esquecimento ou deliberadamente, continua sendo o principal motivo de retenção de declarações na malha fina. "Durante o ano o titular ou um dependente presta um serviço e esquece de declarar aquele rendimento, ou um aluguel que a pessoa decide não informar, mas foi declarado pela imobiliária", exemplifica.

Outra situação comum, de acordo com Wilcler, ocorre no ano em que o servidor se aposenta. "Enquanto está na ativa, o servidor recebe pela PBH. Já a aposentadoria é paga pela Previdência Municipal. São duas fontes pagadoras, logo, dois informes de rendimentos distintos", explica.

O consultor também faz outro alerta: "Os gastos de plano de saúde são vinculados por CPF. Mesmo que você pague o plano da sua mãe ou de um filho, por exemplo, só poderá deduzir essas despesas se inclui-los como dependentes na sua declaração", conclui.


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.